Contactos

Sensu Corporis Center

Morada: Rua Dr. António Vaz de Macedo, Nº6 R\C Dtº, 6200-554 Covilhã
Tel.: (+351) 275 323 461
Tlm.: (+351) 926 903 175
Email: info@sensucorporiscenter.pt
GPS: 40.26536, -7.502901

 

Ir para a página de contacto »
Home   >   Espaço Saúde   >   Terapias

Fisioterapia

ÁREAS DE INTERVENÇÃO
  • Pediatria;
  • Geriatria;
  • Saúde da Mulher;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Cardio-respiratória;
  • Neurologia;
  • Desporto.

É a área de atuação do profissional formado num curso superior de fisioterapia. «Mãos que fazem, mãos que refazem! »

» ver restantes modalidades

Terapia da Fala
Especialidade multifacetada e a mais adequada para detectar, avaliar, diagnosticar e tratar as diferentes dificuldades que possam estar a limitar ou a dificultar o desenvolvimento da comunicação humana. Apesar de se auto-denominar “terapia da fala”, o seu campo de ação é bastante mais abrangente e incide sobre a reabilitação da linguagem, articulação, voz e gaguez, bem como os próprios actos de mastigar e deglutir. Em crianças mais velhas, pode ainda incluir uma intervenção ao nível das capacidades de leitura e escrita. A deteção precoce é extremamente importante, simplesmente para que se possam ultrapassar obstáculos até à fase de ler e escrever que, por si só, constitui um desafio.
 

Personal Trainer (PT)
Um PT é um profissional com formação específica habilitado a avaliar e a prescrever um plano de treino individualizado, adaptado às características, necessidades e desejos de uma pessoa que procura a solução para um determinado objetivo ligado à atividade física.

Osteopatia
Terapia manual segundo a qual o corpo possui a capacidade de se reequilibrar, tendo como principal objetivo restabelecer o equilíbrio e o bom funcionamento do todo orgânico através da intervenção sobre os tecidos:
- Articulações;
- Músculos;
- Ligamentos;
- Tecido nervoso;
- Vascular e linfático

Nutrição e Dietética
Este profissional de saúde, com o grau de licenciatura, faz uma intervenção interdisciplinar, cujo objetivo primordial consiste na aplicação das ciências da nutrição no tratamento de doenças e na promoção da saúde, a nível individual e colectivo.
 

Homeopatia
Homeopatia é considerada uma filosofia holística, vitalística, pelo fato de interpretar doenças como causadas pelo desequilíbrio ou distúrbio da energia/força vital no organismo de quem as apresenta. Desse modo, ela vê tais distúrbios como manifestações em sintomas únicos e bem definidos. Sustenta que a força vital tem o poder de se adaptar a causas internas ou externas. É a "lei da suscetibilidade" homeopática, sob a qual um estado mental negativo pode atrair energias negativas, as quais invadem o organismo e produzem os sintomas das doenças.
A homeopatia provoca o restabelecimento do equilíbrio do organismo. O medicamento homeopático (naturais), escolhido pelo princípio da semelhança, configura em si próprio todos os aspectos presentes no indivíduo afectado, ou seja, os aspectos mentais, emocionais e físicos. Assim, uma vez escolhido o medicamento a doença é tratada em todos os seus aspectos e não apenas a ilusão dos sintomas físicos. Deste modo quando os sintomas físicos atacam não são apenas estes que são debelados, mas sim a doença. Assim, quando os sintomas desaparecem é porque a doença desapareceu.
 

Naturopatia

A Naturopatia para além de ser uma terapia é também uma filosofia de vida. Este sistema baseia-se no facto de que o corpo pode curar-se a si mesmo, quando livre de toxinas que se acumulam devido aos maus hábitos adquiridos durante a vida.

Inclui programas personalizados de tratamento integrado recorrendo a:
- Aconselhamento alimentar Ortomolecular, permitindo o restabelecimento do equilíbrio químico do organismo, através da reposição de nutrientes;
- Suplementos alimentares (vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos)
- Fitoterapia
- Protocolos de desintoxicação; de anti-sress; de nutrição celular; de anti-aging; de apoio ao sistema digestivo; de apoio ao sistema nervoso; de apoio ao sistema osteo-articular; de apoio ao sistema endócrino-metabólico; de apoio ao sistema genito-urinário; de apoio ao sistema cardiovascular e de apoio ao sistema reprodutor
- Avaliação corporal, aconselhamento nutricional (prescrição de planos alimentares individualizados) e de treino bem como suplementação de acordo com as metas/objetivos específicos a considerar (perda de peso; aumento de massa muscular; diminuição de massa gorda..etc)
- Avaliação do estado nutricional e prescrição de dieta para desportistas.
 

Acupunctura
Esta terapia consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. A acupuntura pode tratar ou auxiliar no tratamento de: dor: enxaqueca, dor cervical, pescoço rigido, dor no joelho, lombalgia, distensão muscular, dor ciática, periartrite no ombro, fibromialgia, cefaléia, infertilidade, doença de Crohn, asma, sinusite, rinite, alergias, ansiedade, agitação, stress, alcoolismo, tabagismo, entre outras.
 

Terapia Ocupacional
Caracteriza-se pela avaliação, tratamento e habilitação de indivíduos com disfunção física, mental, de desenvolvimento, social e outras, utilizando técnicas terapêuticas integradas em atividades selecionadas consoante o objetivo pretendido e enquadradas na relação terapeuta/utente; prevenção da incapacidade, através de estratégias adequadas com vista a proporcionar ao indivíduo o máximo de desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais e, se necessário, o estudo e desenvolvimento das respetivas ajudas técnicas, em ordem a contribuir para a melhoria da qualidade de vida.